Em julho de 1974, com feito televisionado pela imprensa, ele decolou do Corcovado e pousou no Jockey Club. Há, no entanto, um vídeo amador que mostra o primeiro voo de Stefan no Rio de Janeiro, realizado uma semana antes do voo OFICIAL
Vale dizer que impulso dado pelo francês foi mais que suficiente para dar asas ao esporte no Brasil. Em novembro de 1975.
Atualmente, de acordo com o Associação Brasileira de Voo Livre , existem mais de dez mil praticantes só na cidade do Rio de Janeiro, entre adeptos da asa delta e parapente, que é considerada uma modalidade do voo livre.
A asa delta é um aparelho planador aerodinâmico em formato de triângulo, um paraquedas modificado conhecido como asa flexível feita de nylon ou tecido fibra sintética. O formato de triângulo é sustentado por tubos rígidos de alumínio e cabos, e é projetado para permitir que o ar flua sobre a superfície fazendo a asa subir.
O desempenho de uma asa delta e a distância que ela poderá viajar é determinada por sua razão de planeio, ou seja, a relação entre o quanto a aeronave se desloca a frete dentro de cada metro que ela se desloca em direção à superfície. Diferente dos planadores, as asa deltas não têm superfícies móveis sobre a asa nem uma calda para desviar o fluxo de ar e manobrar o aparelho.
Em vez disso, o piloto é suspenso a partir do centro da massa da asa delta por meio de uma alça, manobrando a asa delta ao mudar seu peso alterando o centro de gravidade na direção do giro. O piloto também pode mudar o ângulo que a asa faz com o eixo horizontal ângulo de ataque, que determina a velocidade do ar e a razão de planeio da asa delta.
Se o piloto puxar para trás o planador, movendo a ponta para baixo, o planador ganha velocidade. Se o piloto empurra para frente o planador, apontando para cima, ele diminuirá ou mesmo perderá velocidade. Ao perder velocidade e estando sem fluxos de ar sobre asa, o planador poderá perder sustentação.
Para quem se interessou em iniciar a prática, não há grandes mistérios: o equipamento básico para saltos com asa delta consiste no planador, alça e um capacete. Além disso, alguns pilotos têm instrumentos e um paraquedas reserva para situações de emergência.
Asas deltas mais modernas e de alto desempenho utilizam em sua estrutura uma asa rígida com estruturas de alumínio dentro do tecido para dar sua forma, eliminando a necessidade de cabos de apoio. Para saltar, o piloto deve percorrer um declive para permitir que o ar se mova para as asas a aproximadamente 45 kt .
Este movimento do ar sobre a superfície da asa permitirá a decolagem, a força que vai contra a gravidade e a mantém sustentada. Uma vez no ar, a gravidade puxa o aparelho para a Terra e impulsiona a asa delta para frente, o que faz o ar fluir continuamente sobre ela.
Além do movimento horizontal do ar, a asa delta pode ascender com as correntes de ar, com as massas de ar quente ou com o ar desviado para cima por topografia montanhosa. Conforme a asa delta e o piloto se deslocam no ar, ambos colidem com as moléculas de ar.
A resistência causada por estas colisões é conhecida como arrasto, que diminui a altitude da asa delta. A soma de arrasto é proporcional à velocidade aerodinâmica da asa delta: quanto mais rápido ela se mover, mais arrasto ela irá criar. Da mesma forma que ocorre com os planadores, o equilíbrio destas 3 forças a altura que a asa delta poderá alcançar, a distância que poderá percorrer e quanto tempo poderá se manter no ar.
ASA DELTA
Asa-delta é uma aeronave composta por tubos de alumínio, que proporcionam a sua rigidez estrutural, e uma vela feita de tecido, que funciona como a superfície que sofre forças aerodinâmicas, proporcionando a sustentação do equipamento no ar.
A origem do nome asa-delta se deu pela sua semelhança com a letra grega, que tem forma de triângulo, assim como o formato da asa da aeronave.
Existem duas categorias de asas-deltas controladas manualmente: a de asa flexível, com controle através do deslocamento de peso do piloto, e a de asa rígida, manuseada através de alterações aerodinâmicas feitas por “spoilers” acionados pelo piloto.
Ao contrário de outros esportes de ar, cuja adrenalina está na queda, a asa-delta tem por objetivo planar, decolando de uma montanha e deslizando suavemente em busca de correntes de ar ascendentes.
Dicas de segurança: Como todo esporte radical, a asa-delta é uma atividade de aventura que apresenta riscos. Daí a necessidade de se atentar à segurança.
O piloto de asa-delta deve acima de tudo respeitar o esporte que pratica, conhecendo seus limites. É importante levar em conta as condições climáticas para um voo seguro.
Já o equipamento básico da asa-delta consiste em algumas partes fundamentais que não devem pesar mais que 15 kg. Isso é imprescindível para um voo seguro. São elas: a asa-delta em si, cinto de voo, paraquedas de emergência, capacete e mosquetões.